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10 Documentos que Precisas de Ter para a Venda da tua Casa!

10 Documentos que Precisas de Ter para a Venda da Tua Casa

Se estás a pensar vender a tua casa então fica atento a este artigo. Adiante iremos explicar mais sobre toda a documentação que será necessária para poderes vender a tua casa. É importante que consigas reunir todos os documentos antes de colocares a casa à venda, para que não percas nenhuma oportunidade de negócio

Os documentos que falamos são os seguintes:

  • Certidão de Registo Predial;
  • Caderneta Predial;
  • Licença de Utilização / Alvará de Utilização;
  • Plantas do Imóvel;
  • Certificado Energético;
  • Ficha Técnica de Habitação;
  • Direito de Preferência*;
  • Distrate da Hipoteca*;
  • Declaração de Não Divida do Condomínio*;
  • Contrato Promessa de Compra e Venda**.

* Estes documentos podem não ser necessários | ** Este documento não é obrigatório.

Certidão de Registo Predial

Este documento serve para comprovar que o imóvel é de facto tua propriedade e para verificar se existe algum ónus sobre ele, como o caso das hipotecas por exemplo.

Para obter este documento poderás dirigir-te à Conservatória do Registo Predial mais próxima ou contactar um solicitador.

Caderneta Predial

Este documento é emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira e nele constam todos os dados do teu imóvel, como: endereço, confrontações, áreas e valor patrimonial. O valor patrimonial do teu imóvel é aquele que serve de base para o cálculo do IMI que pagas anualmente.

A caderneta predial pode ser obtida através do Portal das Finanças de forma gratuita. Neste vídeo explicamos como fazê-lo.

Caso não consigas fazê-lo dessa forma poderás dirigir-te à Repartição de Finanças da zona onde está o teu imóvel ou contactar um solicitador.

Licença de Utilização / Alvará de Utilização

A emissão da Licença de Utilização é da competência da Câmara Municipal do concelho onde se situa o imóvel. Neste documento constam informações como a finalidade do imóvel (se é para habitação ou não) e se o mesmo tem a devida autorização para o efeito.

Cumpre ressaltar que este documento só é exigido para imóveis que tenham sido construídos depois de 07 de agosto de 1951, a menos que tenham sido feitas obras de reconstrução no imóvel depois dessa data.

Para não teres dúvidas o ideal será consultares o teu município para perceber se este documento é ou não exigido no teu caso.

Plantas do Imóvel

As plantas do imóvel são aquelas que se apresentam na Câmara Municipal aquando do pedido de licenciamento.

Estas nem sempre foram exigidas e por isso a necessidade de apresentar este documento também vai depender do ano de construção/ reconstrução da casa.

Este documento pode ser consultado no arquivo municipal do concelho onde o imóvel se situa.

Certificado Energético

Este documento é obrigatório desde 2013 para vender casas e serve para avaliar a eficiência energética do imóvel.

Deve ser emitido por peritos qualificados e reconhecidos para o efeito e deve estar dentro de prazo de validade, que geralmente é de 10 anos.

Ficha Técnica de Habitação

A Ficha Técnica de Habitação é também da responsabilidade da Câmara Municipal e habitualmente só é exigida para imóveis construídos depois de março de 2004.

Nesta ficha podemos encontrar informações sobre a construção do imóvel (materiais utilizados por exemplo) e sobre o projeto arquitetónico.

Outros Documentos

Anteriormente explicamos qual a documentação necessária para poder vender a tua casa. 

Há, no entanto, outros documentos que poderão ser necessários dependendo da tua situação ou que serão necessários apenas no momento da venda. Falamos de:

 

Direito de Preferência

No fundo, o direito de preferência permite que uma entidade pública tenha prioridade na compra do imóvel, mantendo o mesmo valor e as mesmas condições acordadas com outro comprador.

Terás de apresentar um anúncio com pelo menos 10 dias de antecedência para cumprir com esta obrigação, e nesse anúncio deverão constar todos os elementos do negócio que pretendes realizar.

Para saberes se precisas efetivamente de exercer esta obrigação poderás consultar a Câmara Municipal onde encontrarás uma lista onde conta essa informação. No entanto, podes optar por colocar o anúncio para o exercício de direito de preferência e ficas desobrigado de confirmar essa situação.

Falamos mais sobre este assunto aqui.

Distrate

Este documento apenas será necessário caso exista uma hipoteca registada sobre o teu imóvel. Isto acontece geralmente quando existe crédito habitação e a hipoteca fica registada na Certidão Permanente da casa. O distrate serve para comprovar que a hipoteca foi levantada e que o imóvel se encontra livre de ónus. Deve ser pedido no banco e depois levado a registo.

Declaração de Não Divida do Condominio

Para terminar, existe ainda a declaração de não dívida do condomínio. Este documento só é obrigatório se a casa estiver integrada num condomínio, como é o caso dos apartamentos.

Tal como o próprio nome indica serve para comprovar que o edifício não tem nenhuma dívida de condomínio associada. Este documento poderá ser dispensado caso o comprador concorde.

Para saberes mais sobre este documento podes ver este vídeo no nosso canal do Youtube.

Contrato Promessa de Compra e Venda

O Contrato Promessa de Compra e Venda, ou CPCV é um contrato através do qual o vendedor se compromete a vender a casa sob determinadas condições e o comprador se compromete a comprá-la, aceitando o preço.

Neste contrato constam informações como o preço acordado, a data presumível da celebração do contrato definitivo de compra e venda e as condições do negócio.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado fazê-lo para proteção do vendedor e do comprador. Na data da celebração do CPCV é habitualmente entregue ao vendedor uma quantia a título de sinal, que será depois descontada do valor final a receber pela venda.

O nosso Conselho

Ao longo deste artigo vimos pormenorizadamente cada documento que necessitarás para a venda da tua casaLembra-te que caso tenhas alguma dúvida ou dificuldade em obter qualquer um destes documentos podes sempre contactar um solicitador.

Não te esqueças que se venderes a tua casa podes ter que declarar mais valias em IRS. Para saberes mais sobre este assunto podes ver o nosso vídeo no Youtube.

Se precisares de ajuda para crédito habitação ou seguros associados ao teu crédito ou à tua casa, podes
contactar-nos aqui.

Para saberes mais sobre este assunto convidamos-te a assistir a este vídeo disponível no nosso canal de
Youtube.