Já sabes que há determinados seguros que somos obrigados a contratar. Como é o caso do seguro de vida associado ao teu crédito habitação, o seguro do teu automóvel ou o seguro de acidentes de trabalho, por exemplo.
Mas, sabias que há uma grande oferta de outro tipo de seguros que são muito úteis em determinadas áreas da tua vida? Estamos a falar-te do seguro de acidentes pessoais. Neste artigo vamos explicar-te o que é, quais as principais coberturas e quais as vantagens de o contratares.
O que é o seguro de acidentes pessoais?
Então, tal como o próprio nome indica, este tipo de seguro serve para proteger-te em determinadas situações de acidentes pessoais. Podemos dar-te vários exemplos de situações que são cobertas por este tipo de seguros. Nomeadamente, uma queda na rua, da qual resulta uma lesão corporal, um acidente durante uma viagem, ou até mesmo durante a prática de um desporto.
No fundo, este seguro serve para proteger-te durante 24 horas por dia, em qualquer lugar, de acidentes que ocorram inesperadamente, de forma alheia à tua vontade e que deles resulta invalidez permanente, lesão corporal ou morte.
Pode parecer-te similar ao seguro de vida. Mas este seguro distingue-se do seguro de vida na medida em que este último tanto pode ser acionado em casos de morte ou invalidez, resultantes de doença ou acidente. Enquanto o seguro de acidentes pessoais só pode ser utilizado em casos de acidente.
Quais as principais coberturas?
Já sabes que, como em qualquer outro seguro, as coberturas dependem do contrato que tu fazes com a seguradora. Nem todas as seguradoras oferecem as mesmas coberturas.
Vamos falar-te então das coberturas mais comuns neste tipo de seguros:
- Invalidez Permanente: se em resultado de um acidente pessoal, ficas com uma incapacidade total ou parcial, o seguro é acionado e é-te paga a compensação financeira devida. De realçar que esta compensação financeira depende do capital que contrataste;
- Invalidez Temporária Absoluta: imagina que depois de um acidente pessoal, ficas com algum problema de saúde temporário, que te impede de exercer a tua atividade profissional. O seguro é acionado e é-te paga uma compensação durante esse período;
- Morte: se em resultado do acidente pessoal resulta a morte da pessoa segura, o seguro é acionado e o capital contratado é entregue ao beneficiário definido ou aos herdeiros legais da pessoa segura;
- Despesas de tratamento e repatriamento: vamos supor que tens um acidente pessoal no estrangeiro. Esta cobertura garante o tratamento hospitalar nesse país e também o teu retorno a casa.
Vantagens de contratar um seguro de acidentes pessoais
Como vimos, contratares um seguro de acidentes pessoais pode ser uma mais valia, pois é indicado para qualquer pessoa que pretenda beneficiar de proteção face a qualquer tipo de acidente. Podes acioná-lo tanto na tua vida pessoal quanto na tua vida profissional, podendo inclusive ser acionado ao mesmo tempo que o teu seguro de acidentes de trabalho.
Por isso, o facto de poderes acioná-lo em qualquer parte do mundo, a qualquer hora, é uma mais valia. Imagina que vais de férias para outro país, e durante um passeio cais e fraturas uma perna. Se tens um seguro de acidentes pessoais, tens garantido o pagamento das despesas médicas nesse país e até o retorno a casa, se for necessário. Se não tens qualquer tipo de seguro, podes ter um problema em mãos, pois em determinados países, as despesas médicas para estrangeiros são exorbitantes.
Além disso, importa salientar que este tipo de seguro não cobre só as despesas decorrentes do acidente, mas também as possíveis perdas de rendimento que daí advenham.
Assim, se tens essa possibilidade, este é um seguro que deves considerar contratar. Se tiveres interesse, podemos ajudar-te com essa questão. Podes contactar-nos através das nossas redes sociais.
Por fim, aproveitamos para convidar-te a subscrever o nosso canal de Youtube onde publicamos regularmente vídeos informativos sobre estes e outros assuntos.