JP Crédito e Seguros

Intermediário de crédito vinculado registo no Banco de Portugal n.º 0005975
Logotipo JP Crédito e Seguros

O Abecedário do Crédito: A, B, C.

A – Amortização

Quando falamos de amortização em contexto de crédito, estamos a referir-nos a amortização de capital.

Amortizar capital significa abater ao valor em dívida do crédito. Quando pagas a tua prestação mensal, esta é dividida em duas componentes: estás a pagar juros e a abater ao capital em dívida.

Isto é o que acontece normalmente no decorrer do teu financiamento. Mas, para além desta amortização normal, podes fazer amortizações antecipadas.

Assim, sempre que quiseres e achares oportuno, podes abater mais capital ao valor total em dívida, de forma a liquidares o teu crédito mais rapidamente.

É uma boa forma de poupares dinheiro, pois quanto mais cedo terminares de pagar o teu crédito, menos juros vais pagar no final.

Contudo, podes ter de pagar uma taxa por fazeres esta amortização antecipada.

Se o teu crédito está em período de taxa fixa, terás de pagar uma penalização de 2% sobre o montante de capital a amortizar.

Se, por outro lado, o teu crédito está em período de taxa variável, esta penalização é de apenas 0,5%.

Neste momento, englobado no pacote de medidas “Mais Habitação”, o Estado concedeu a isenção do pagamento desta taxa em todos os créditos habitação com taxa variável até ao final de 2023.

Por isso, se quiseres e tiveres oportunidade, esta é uma boa altura para usares esta técnica e começares a poupar no teu crédito.

Por fim, se quiseres saber mais sobre este assunto, podes ver este vídeo no nosso canal do Youtube.

Se achas que está na altura de reveres as condições do teu crédito habitação, podes deixar o teu pedido aqui e temos todo o gosto em ajudar.

B – Banco de Portugal

Certamente, se nos acompanhas regularmente, com certeza já nos ouviste falar do Banco de Portugal.

Estamos a falar do Banco central de Portugal, a entidade que é responsável pela regulamentação de créditos em Portugal.

Assim, todos os Bancos, Instituições Financeiras e Intermediários de Crédito precisam de estar registados no Banco de Portugal e obedecer às regras estabelecidas por este.

Então, o Banco de Portugal tem duas principais funções:

-Manter a estabilidade de preços;

-Promover a estabilidade do sistema financeiro no país.

Para além disso, está integrado no Eurosistema e no Sistema Europeu de Bancos Centrais. São responsáveis pela estabilidade dos preços em toda a União Europeia. Faz também parte do Mecanismo Único de Supervisão e de Resolução, que são responsáveis pela estabilidade do sistema bancário de toda a Europa.

Caso estejas a pensar pedir um crédito, certifica-te que a instituição que escolheste está devidamente registada no Banco de Portugal.

O mesmo se aplica em relação aos intermediários de crédito. Portanto, se pretendes recorrer à ajuda destes profissionais, verifica o seu registo antes de qualquer coisa.

Por fim, uma dica que pode ser muito importante para ti: se decidires recorrer a um intermediário de crédito vinculado, como é o nosso caso, nunca terás nenhum custo associado. O nosso serviço é inteiramente gratuito para ti. Podes saber mais sobre este assunto neste artigo.

Se quiseres saber mais sobre o Banco de Portugal, podes ver este vídeo no nosso canal do Youtube.

C – Consolidação de créditos

Sempre que falamos em consolidação de créditos, estamos a referir-nos aos créditos ao consumo.

Ora, créditos ao consumo são os créditos pessoais, cartões de crédito, créditos automóveis, linhas de crédito, créditos renováveis, e todo o tipo de crédito deste género.

Quando consolidas os teus créditos ao consumo, estás a juntar todos os créditos num só.

Podes ainda aproveitar para pedires um montante de liquidez adicional, se precisares.

De salientar que a grande vantagem é que passas a pagar apenas uma prestação e, normalmente, consegues reduzir o valor total que pagas por mês.

Se quiseres juntar apenas alguns dos teus créditos pessoais, e deixar outros de fora, por exemplo, automóvel, também podes fazê-lo.

Apesar de ser uma boa solução e uma estratégia de poupança, não é garantido que consigas aprovar a consolidação. É preciso que a instituição financeira aprove o teu pedido, com base nos critérios da mesma.

Se achas que é uma boa ideia, e queres tentar juntar os teus créditos, podes deixar o teu pedido aqui, completamente sem custos.

No caso de teres também crédito habitação, para além dos créditos pessoais, pode ainda existir outra solução para ti.

Caso tenhas contratado o teu crédito habitação há mais de 2 anos, podes aproveitar para fazer uma transferência deste crédito e, nesse mesmo processo, juntares todos os créditos pessoais, automóveis, cartões, etc.

Com esta solução, usufruis do prazo do crédito habitação e das taxas de juro aplicadas ao mesmo.

Se for do teu interesse, podes deixar aqui o teu pedido para tentarmos ajudar.

Se quiseres saber mais sobre este assunto, convidamos-te a ver este vídeo no nosso canal do Youtube.

Caso tenhas alguma questão para nos colocares, ou precises de ajuda para analisar os teus créditos, podes contactar-nos através do Whatsapp.