Segundo a Deco Proteste, o Crédito Habitação com taxa variável é a melhor opção para quem pretende comprar casa com recurso a crédito.
No passado dia 12 de novembro a Deco Proteste lançou um artigo, onde explica e justifica o porquê de a escolha pela TAXA VARIÁVEL ser a melhor opção!
Existem três tipos de taxa no crédito habitação:
- Taxa variável – Esta taxa como próprio nome indica varia ao longo do prazo do seu crédito. Por norma é revista de 6 em 6 meses ou de 12 em 12 meses. É definida na contratação do crédito. Nesta taxa o valor real de juros que irá pagar (TAN) é a soma desta formula: SPREAD + EURIBOR = TAN. Um exemplo: Spread 1.1% + Euribor -0.487% = TAN 0.613%;
- Taxa Mista – Esta taxa é uma fusão da taxa fixa e da taxa variável. Ou seja, durante o período inícial é em taxa fixa, por norma 5, 10 ou 15 anos e o restante período é em taxa variável. Esta taxa no nosso entender só se justifica caso o período em taxa fixa seja elevado. De outra forma estará a pagar mais de juro nos primeiros anos desnecessáriamente. Porque a euribor não varia assim tanto em 5 anos;
- Taxa Fixa – sta taxa é fixa durante todo o período do seu crédito, o que fará com que a sua prestação será igual durante todo o período também. Ao escolher taxa fixa estará a pagar uma taxa mais alta, pelo menos nos primeiro anos. Estamos a falar de taxas a rondar os 2%. É o preço que os bancos cobram para que não corra riscos durante todo o seu período de crédito. Em Portugal apenas 1.2% dos créditos habitação são contratados em taxa fixa.
No artigo da Deco Proteste, dão o exemplo da compra de um imóvel no valor de 200 000€. No estudo deste exemplo, mostram que é possível poupar cerca de 1950€ num ano, se optarem pela taxa variável ao invés da taxa fixa.
A Taxa Fixa tem a principal vantagem de pagar a mesma prestação durante todo o período do crédito. Contudo, esta estabilidade tem um preço. E no caso da taxa fixa, por norma, a taxa de juro é muito superior à da taxa variável.
Nenhum banco quer perder dinheiro, são empresas e vivem de lucros. É normal que calculem muito bem o preço a cobrar pelo risco suportado na contratação do crédito.
Contudo cada caso é um caso e nem todos queremos estar sujeitos ao mesmo risco. Se pretende comprar imóvel e recorrer a crédito habitação o ideal será recorrer a um intermediário de crédito. Ele poderá ajudar, negociar e aconselhar a melhor proposta para o seu caso em específico.
Se pretender poderá submeter-nos o seu pedido de crédito habitação clicando aqui.